UOL Últimas Notícias - Esporte - Futebol

24 de mai. de 2009

Árbitro Marca "PENALTI" e é Preso...


Reclamar de marcações dos árbitros de futebol já era hábito de boleiros, cartolas e torcedores muito antes de 1969. Mas, nesse ano, um fato envolvendo o Ceará extrapolou todos os limites. Pela primeira vez na história do futebol, um árbitro foi agredido em campo e (pasmem!)deixou o estádio preso.

O incidente aconteceu na partida entre Ceará e CSA, pela última rodada da Fase Final do Zonal Nordeste, em Maceió. Os alagoanos - que venciam o jogo por 2 a 0 - protestaram quando o árbitro carioca José Aldo Pereira assinalou pênalti para o Vovô, aos 30min da etapa inicial. Jogadores cercaram o juiz, o técnico Barbosa entrou no gramado e agrediu José Aldo, fato que foi seguido por alguns torcedores, para, só aí, a polícia resolver intervir em favor do árbitro, conforme relato de O POVO na época.

Mas o pior ainda estava por vir. Quando deu a partida por encerrada, por falta de segurança, José Aldo recebeu voz de prisão do presidente do CSA, Cel. Nilo Floriano. Precisou deixar o estádio mais de uma hora depois para prestar depoimento na delegacia. A Confederação Brasileira de Desportos (CBD), antecessora da CBF, não julgou o caso porque, independente do resultado do jogo, o Ceará já havia conquistado a chave Nordeste - o vice-colocado, Galícia, empatara no mesmo dia com o Sport e não ultrapassou o Vovô em pontos.
Ficha técnica do torneio.

Nenhum comentário: