UOL Últimas Notícias - Esporte - Futebol

28 de ago. de 2009

Icasa pode ser o 1º clube cearense a ganhar um título nacional


O Icasa de Juazeiro do Norte-CE tenta fazer algo inédito no Campeonato Brasileiro da Série C, ser o primeiro representante cearense campeão nacional. Nem o Ceará e Fortaleza conseguiram o fato, agora, o verdão é o clube mais perto de chegar ao título.

A campanha do Icasa na Série C é irrepreensível. O time de Juazeiro do Norte é o dono do melhor desempenho entre todos os participantes e aparece como forte candidato ao título. Em 11 partidas, o Verdão do Cariri venceu seis, empatou quatro e perdeu somente uma, justamente para o rival das semifinais, o ASA.

Do Rebaixamento no Estadual para a Subida para a Série "B"

No primeiro turno do Campeonato Cearense, o Icasa terminou na oitava colocação entre os dez participantes, com dez pontos. No returno, a campanha do Verdão do Cariri foi ainda pior, e com nove pontos o clube ficou na penúltima colocação. Na soma dos dois turno, foi o último colocado e acabou rebaixado.

Na Copa do Brasil o Icasa começou de forma surpreendente. Na primeira fase eliminou a Portuguesa nos pênaltis após dois empates em 1 a 1. Depois, despachou o Confiança na segunda fase e só foi eliminado pelo Vasco nas oitavas-de-final ao empatar no Rio de Janeiro (1 a 1) e perder em casa (4 a 1).

Assim, a expectativa para a Série C era saber se o clube repetiria o sucesso da Copa do Brasil ou o fiasco do estadual. Mas com o acesso, a pergunta foi respondida e ficou claro que o Verdão do Cariri da Terceirona é aquele que surpreendeu a Lusa.

Metas quase Cumpridas...

No início de 2002 o empresário Zacarias Silva reassumia o comando do clube do coração, o então malfadado Icasa, que fechara as portas cinco anos antes, afundado em dívidas. Os objetivos eram audaciosos, pautados no “Projeto Dez Anos”. Hoje, sete temporadas depois, a planilha ajuda a entender o sucesso do Icasa, o clube que, após a classificação para a
Série B do Campeonato Brasileiro de 2010, confirma mais do que nunca o título proclamado por sua torcida de “o grande do Interior” e se estabelece como uma das principais forças do Estado.

As metas para a década chegam aos poucos. O objetivo de maior visibilidade foi alcançado com a vitória por 6 a 2 sobre o Paysandu, domingo passado, no estádio Romeirão lotado. Ali, o Verdão garantiu vaga na Série B. Outra meta foi disputar a Copa do Brasil, o que o clube conseguiu três vezes na década, inclusive este ano, eliminando a Portuguesa, em São Paulo, e empatando com o Vasco em pleno São Januário.

Mas a fixação dos alviverdes em nível local ainda não resultou em título. Por três vezes o clube ficou próximo de vencer o Estadual, perdendo as finais de 2005, 2007 e 2008 para o Fortaleza. Se não ganhou, mostrou-se forte e respeitado. A conquista talvez venha a reboque de outro objetivo: a construção do patrimônio do clube. Há dois anos já tem um centro de treinamentos, mas a sua sede só deve funcionar plenamente em 2011.

A ideia dos icasianos é escrever na entrada do clube a frase que move os sonhos alviverdes em 2009: “Campeão Brasileiro da Série C”. O Verdão pretende ser a primeira equipe cearense a conquistar um título nacional – e já começou bem empatando com o Asa neste domingo 23/08/09 em Arapiraca e só precisa de um empate sem gols para chegar á final da série "C".

Até mesmo o rebaixamento no Estadual deste ano acabou tendo o seu ponto positivo. “O que impulsionou isso foi a queda. A queda é que deu força”, frisa Zacarias. “Nossos objetivos vão vir. É questão de tempo”. Alguém duvida?

A DÉCADA ALVIVERDE

> 2002 – Volta às disputas após ter se afastado e mudado o nome para Juazeiro Empreendimentos.

> 2003 – Vence a 2ª Divisão Estadual.

> 2004 – Fica em 7º no Estadual.

> 2005 – Chega à final do Estadual, mas perde para o Fortaleza. O destaque é Alcimar.

> 2006 – Fica em 3º no Campeonato Cearense.

> 2007 e 2008 – Termina com o vice, perdendo para o Fortaleza.

> 2009 – Acaba rebaixado no Estadual, mas garante vaga na Série B do Brasileiro de 2010 com ótima campanha na Série C.

Fonte : AFI e blog3.opovo.com.br

Nenhum comentário: