UOL Últimas Notícias - Esporte - Futebol

2 de mai. de 2010

Fortaleza é Campeão Cearense de 2010

 O Fortaleza fez história na tarde deste domingo. A equipe tricolor venceu o “Clássico-Rei” com o Ceará nos pênaltis por 3 a 1 no Castelão após ter perdido por 2 a 1 no tempo regulamentar, conquistou o tetracampeonato cearense e agora coleciona 39 títulos estaduais, igualando a marca do arquirrival.

Este é o primeiro tetra do Fortaleza em sua história, que venceu a primeira partida da final por 1 a 0. O triunfo obrigava o Ceará a ganhar o segundo jogo no tempo regulamentar e buscar o título nos pênaltis, independente do resultado. Esta é a primeira vez que o título cearense foi decidido na cobrança de penalidades.

No jogo deste domingo, a equipe contou com a participação decisiva do atacante Tatu, autor do gol de empate que assegurou o título do Campeonato Cearense de 2010 e que converteu uma das cobranças. Outro que brilhou foi o goleiro Fabiano, que defendeu dois pênaltis na disputa.

Precisando do resultado, o Ceará partiu para o jogo, pressionando o Fortaleza em seu campo de defesa. Aos 11min, o goleiro Fabiano fez defesa em cima da linha após cobrança de escanteio e evitou o gol alvinegro. Os jogadores do Ceará, porém, pediram gol, alegando que a bola teria entrado.

A resposta do Fortaleza veio com Betinho aos 15min, que dominou na área e chutou para a grande defesa de Diego. A equipe tricolor apareceu bem novamente dois minutos depois, em cobrança de falta de Preto que acertou a trave.

Após o início emocionante, a partida passou a ficar truncada a partir dos 20 minutos. Os jogadores apostavam na marcação forte e cometiam faltas. Aos 34min, Fabrício, do Ceará, e Betinho, do Fortaleza, disputaram bola e iniciaram uma confusão. O árbitro Wilson Seneme encerrou a discussão e deu cartão amarelo para ambos.

O Ceará voltou do intervalo com um ímpeto ofensivo superior ao do adversário, e precisou de apenas dois minutos para marcar. Misael chutou forte da intermediária e venceu Fabiano. A equipe alvinegra prosseguiu melhor após o gol, levando perigo à defesa adversária.

O Fortaleza arriscou na bola aérea, mas Diego aparecia bem pelo alto. Aos 14min, Tatu invadiu a área e caiu após divida, mas a arbitragem mandou o jogo seguir. O jogador, que entrou no lugar de Bismarck, deu novo fôlego à partida, e ficou perto de empatar aos 25min, mas o juiz assinalou impedimento.

E foi justamente Tatu que igualou o placar. O atacante pegou bola de voleio depois de jogada aérea e marcou para o Fortaleza aos 27min. O Ceará, porém, não se retraiu, e marcou novamente aos 39min. Anderson cruzou na área, Geraldo completou de cabeça para o fundo das redes e obrigou a disputa de penalidades.

Paulo Isidoro cobrou o primeiro pênalti para o Fortaleza, convertendo com segurança. A seguir, Fabrício usou a paradinha para empatar a disputa, naquele que foi a única penalidade certa do Ceará. Guto fez 2 a 1 e, a partir deste momento os goleiros passaram a brilhar. Erick Flores viu sua finalização ser espalmada por Fabiano para depois bater na trave. Em seguida, Bruno de Jesus bateu e Diego defendeu.

Ernandes teve a oportunidade de empatar a série, mas acertou o travessão. Depois foi a vez do herói do jogo, Tatu, tentar seu chute, que venceu o goleiro Diego. Por fim, Misael bateu no canto, mas viu Fabiano brilhar ao defender a cobrança e garantir o tetracampeonato para o Fortaleza.

CEARÁ 2 (1) X (3) 1 FORTALEZA
Ceará
Diego; Diogo (Luizinho), Fabrício, Anderson e Preto (Wellington Amorim); Michel, Tyago Fernandes (Ernandes), João Marcos e Misael; Erick Flores e Geraldo
Técnico: Paulo César Gusmão
Fortaleza
Fabiano; Peter, Leomar, André Turatto e Guto; Gilmak, Coquinho, Paulo Isidoro e Bismarck (Tatu); Eusébio (Alex Gaibu) e Betinho (Bruno de Jesus)
Técnico: Zé Teodoro
Data: 02/05/2010, domingo
Local: Castelão, em Fortaleza (CE)
Árbitro: Wilson Luiz Seneme (SP)
Assistentes: Vicente Romano Neto (SP) e João Batista Chaves (SP).
Público total: 52.766
Renda: R$ 914.920,00
Cartões amarelos: Diego, Diogo e Fabrício (C); Coquinho e Betinho (F)
Gols: Misael (C), aos 35min do primeiro tempo; Tatu (F), aos 27min, e Geraldo (C), aos 39min do segundo tempo
Cobrança de pênaltis: Paulo Isidoro (F), Fabrício (C), Guto (F) e Tatu (F)
fonte : uol

Um comentário:

José de Arimatéa dos Santos disse...

Todas as homenagens ao tricolor de aço. Campeão nove vezes em 11 anos.
A mística daquelas camisas tricolores prevaleceu e o leão se inspirou na seleção brasileira de 94 ao se consagrar tetra campeão.